sobre
Em 20 de agosto de 1981 foi fundada, no município de Cascavel - PR, a Academia Muzenza com a razão ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA SERPENTE DO OESTE, entidade civil sem fins lucrativos de caráter individual e esportivo, declarada instituição de utilidade pública municipal e estadual que mais tarde, adotou como nome fantasia “CAPOEIRA ARTE LUTA”, tendo como Presidente de Honra Aristeu Oliveira dos Santos - MESTRE MESTRINHO.
Oriundo de Curitiba, Mestrinho veio para Cascavel com o objetivo de implantar, divulgar e enaltecer o esporte/cultura nacional, estimulando a comunidade cascavelense para a prática da Capoeira como instrumento formativo, contribuindo desta maneira para a formação moral e física da comunidade, tendo sempre em vista a valorização da Capoeira como instrumento educacional e de resgate de brasilidade.
Sendo considerada prática de educação física regulamentada, caracterizando-se por um sistema de ataque e defesa, de caráter individual com expressões folclóricas, genuinamente brasileira, a Capoeira vem despertar o interesse pela sua origem e desenvolvimento como esporte e cultura nacional.
O cascavelense, em sua maioria, tem poucas opções de lazer e pouco acesso ao usufruto das manifestações populares, em contraposição a um fundamento universal necessário à formação de uma cidadania plena, pois, entendemos tal qual entendia o Doutor Inezil Penna Marinho: “O folclore é o alimento da alma popular. É preciso que aquele não falte para que esta não feneça”.
A oferta da Capoeira como opção de cultura popular e desporto através da Prefeitura Municipal de Cascavel, por meio da Secretaria de Educação, sanará uma parcela de carência de cultura popular e contribuirá significativamente na formação da criança e do adolescente.
Desenvolver um trabalho com a comunidade, através da prática da Capoeira, no sentido de ampliar os conhecimentos: cultural, desportivo, artístico e pedagógico, através da filosofia dos fundamentos e tradições desta arte, resgatando assim o espírito de brasilidade.
Com a realização deste trabalho, objetivamos enfatizar que através de uma metodologia adequada a Capoeira poderá ser mais respeitada na nossa sociedade por ser um esporte genuinamente nacional, capaz de desenvolver aspectos funcionais de uma vida moderna, ou seja, o desenvolvimento da mente e do corpo.
Nosso lema é a Valorização do Ser Humano, nossa vocação é cuidar das pessoas de forma humana, próxima, e seguindo os princípios educacionais. Assim, amparados pelo nosso Instrumento Educacional, a Capoeira, bem Cultural e Imaterial Brasileiro, enxergamos a importância de estarmos sempre presentes e dispostos a cuidar das pessoas educando-as, como meio de ajudá-las a cuidar do próximo e de si mesmas, e do mundo. Sendo assim, há 40 anos nos empenhamos buscando parcerias que tenham a sensibilidade que buscamos e que possam patrocinar ações e projetos que estejam alinhados e comprometidos em auxiliar o desenvolvimento da comunidade local, apoiando e promovendo ações dentro da comunidade a fim de gerar o bem comum para todos.
A oferta da Capoeira como opção de desporto sanará uma parcela de carência de cultura popular e contribuirá significativamente na formação da criança e do adolescente, pois todo o complexo e vasto acervo da Capoeira poderá ser oferecido aos alunos sob a visão psicopedagógica do construtivismo do comportamento empregando o processo vivencial-operativo, onde o vivencial significa a “educação pela arte” e o operativo significa a “educação pela inteligência”.
Numa concepção didática consideramos a Capoeira uma atividade física completa, pois atua de maneira direta e indireta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e motor. Sendo encarada como lúdica e instrucional, articula atividades de desenvolvimento viso-motor com um desenvolvimento artístico e social levando o praticante a estabelecer relações a partir dela própria, fato que torna a Capoeira multidirecional, uma vez que permitirá, desde que adequadamente conduzida, desenvolver noções de equilíbrio e disciplina.
Através da Capoeira podemos trabalhar conteúdos que dizem respeito à localização espaço temporal, lateralidade cruzada e domínio da linguagem oral através do canto, característica marcante desta arte.
No decorrer do aprendizado passará naturalmente a ocorrer a articulação dos conteúdos de Matemática, Português, História e Geografia, situando o praticante no tempo e no espaço que ocupa, haja vista a necessidade do conhecimento histórico desta arte que, de geração em geração, vem se desenvolvendo através dos anos.
Assim, vemos na CAPOEIRA uma fonte inesgotável de riquezas, que pelas várias formas de ser ministrada, oferece ao seu praticante através de sua prática bem orientada, aprender e escolher as várias linhas com as quais mais se identifica, sem, contudo, deixar de lado nenhum dos aspectos que abrangem o universo de nossa arte.
Formado em Educação Física. Pós-Graduado em Educação Especial.
2012 – Representante do Comitê Gestor de Salvaguarda da Capoeira do Paraná responsável pela Região Oeste (eleito pelos gestores do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional);
2015 – Reeleito Representante do Comitê Gestor de Salvaguarda da Capoeira do Paraná responsável pela Região Oeste (eleito pelos gestores do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional);
HOMENAGEM RECEBIDA NA ITÁLIA PELO TRABALHO SOCIAL COM CRIANÇAS E ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL - 41ª Edição do Prêmio Andersen Festival, em 22 a 25 de maio de 2008. Local: Sestri Levante – Itália / Andersen Festival 2008 - YouTube (a partir de 05:43);
HOMENAGEM DA ACADEMIA DE MEDALHÍSTICA CÍVICO MILITAR DO BRASIL - 2019. Entrega de condecoração de Mérito Cultural na noite de 31 de agosto no Teatro Municipal de Cascavel. Comenda de reconhecimento pelo seu trabalho em prol da formação educacional de crianças, adolescentes, jovens e adultos de Cascavel e região.
5º MELHOR DO SUL DO BRASIL - Prêmio Culturas Populares 2019. O Prêmio Culturas Populares é um reconhecimento do Ministério da Cidadania aos mestres e mestras de todas as regiões do Brasil cuja atuação tem contribuído significativamente na formação educacional de crianças e adolescentes do todo o País.
Laureado com o Prêmio BERIMBAU DE OURO, em Salvador-BA, dia 11 de março de 2022, destinado a renomados Mestres, pelos relevantes trabalhos e serviços prestados à Capoeira. E, nomeado Conselheiro para o estado do Paraná. Este Prêmio Berimbau de Ouro “Óscar da Capoeira” é um prêmio à excelência da qualidade aos profissionais da Capoeira que exercem seus trabalhos tendo um reconhecimento público, seja ele na Bahia, em outros estados da união ou até mesmo no exterior.conhecido como Dr. Honoris Causa pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos, por relevantes servições prestados à sociedade brasileira, a ser diplomado em 29 de Setembro na Câmara Municipal de Niteroi, RJ.
Reconhecido como Baluarte da Capoeira, com sua premiação a ser entregue em grande evento a ser realizado no Rio de Janeiro-RJ, no dia 10 de dezembro.